Translate

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Depressão é uma doença e pode levar à morte


Nos dias de hoje, tem sido muito comum ver pessoas adultas e até mesmo crianças, sofrendo de DEPRESSÃO. Isso talvez venha acontecendo devido à vários fatores como: vida econômica mais complicada, desemprego, stress ( que é outro ponto muito comum hoje em dia), falta de diálogo e muitos outros que se eu for citar aqui, vou escrever o dia inteiro.

Segundo a OMS cerca de 8% da população mundial padece desse mal. No nosso país isso contabiliza, aproximadamente, 12 milhões de brasileiros.

A depressão é considerada pelo CID-10 (código internacional de doenças – 10ª edição) e pelos manuais de psiquiatria como uma doença no sentido estrito do termo, mais especificamente, classificada como um transtorno afetivo (ou do humor). Pode-se definir depressão como um quadro caracterizado por alterações orgânicas e psíquicas globais, gerando alterações no afeto (significado emocional que atribuímos às nossas vivências) do indivíduo, mudando sua forma de valorizar a vida e de encarar a realidade.

Um estado crônico de depressão gera um sentimento de tristeza profunda, mal estar físico geral, sensação de vazio, perda da capacidade de sentir prazer e, principalmente, falta total de energia. Bem sabemos se tratar de uma doença grave, pois pode levar ao suicídio ou então transformar os dias daquele que sofre desse mal em um verdadeiro inferno em vida.

Resumindo, #DEPRESSÃO É UMA DOENÇA ! As pessoas precisam entender que, não é só o tratamento com remédios que ajuda a se livrar desse mal, assim como em outras doenças, mas principalmente nas doenças de cunho emocional, o carinho, a atenção, os cuidados, ou até mesmo um simples abraço sem aviso pra acontecer,tudo isso minha gente, faz sim a diferença e é fator importante na recuperação dos que sofrem desse mal.

Precisamos acabar com esse pensamento tacanho de que depressão é frescura, é falta do que fazer, porque DEPRESSÃO É UMA DOENÇA E PODE LEVAR À MORTE !!!

Como eu costumo dizer:

****Não há nada de anormal no "sentir tristeza" , pois somos seres humanos, mas quando isso se torna uma constante, então precisamos de ajuda.****

texto: BVieira