Muitos de nós confundimos sentimento com emoção, até porque estão interligados, mas acredite, existe sim diferença entre eles. Na verdade, as emoções são reações bioquímicas que ocorrem no nosso cérebro devido à algum acontecimento, já os sentimentos são resultado dessas emoções, eles podem também sofrer influência de outras coisas e não só de nossas emoções, tais como: nossas memórias e nossas experiências pessoais.
Segundo o neurocientista português António Damásio, a emoção é um programa de ações, um conjunto das respostas motoras que o cérebro faz aparecer no corpo como resposta a algum evento. “É uma espécie de concerto de ações. Não tem nada a ver com o que se passa na mente”, explicou ele, em entrevista à Revista Galileu. De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo. Os sentimentos ocorrem no teatro da mente”, afirma.
Emoções são públicas e sentimentos são privados, mas o que quer dizer isso?
De forma resumida, quando as emoções acontecem, muitas vezes isso se reflete de forma visível no nosso corpo, em reações físicas como: falta de ar, coração acelerado, tensão muscular e etc.
Já nossos sentimentos, são privados, apenas quando os expomos eles se tornam de conhecimento público.
É preciso entender que, as emoções são espontâneas, não temos como controlá-las, elas são desencadeadas no nosso cérebro, como foi dito anteriormente, como consequência de algum acontecimento.
Raiva, alegria, tristeza, afeto, medo, entre outras, são algumas de nossas emoções mais comuns. Apesar de não termos controle sob elas, podemos ter controle sob como respondemos à elas, para que isso seja possível, o entendimento e conhecimento delas é super importante.
Agora você entende que não pode sufocar suas emoções, nem se quiser, porque você não tem controle sob elas. Os sentimentos você até pode sufocar, mas eu não recomendo, controlar sim, sufocar jamais!
(BVieira)
fonte: www.cvv.org.br