Translate

quarta-feira, 8 de março de 2023

Por que o dia 8 de Março é o dia Internacional da Mulher?

 Você sabe por que escolheram especificamente o dia 8 de Março para celebrar o Dia Internacional da Mulher? 

Diferentemente de muitas datas comemorativas que temos pelo mundo, esse dia não foi escolhido pelo comércio, existem muitas teorias a respeito dessa escolha, mas a mais aceita e difundida, foi que essa data nasceu após uma conferência que ocorreu na Dinamarca em 1910, essa conferência era sobre a busca dos direitos igualitários, e teve sua consolidação após um incêndio que ocorreu na fábrica "Triangle Shirtwaist Company" (uma fábrica de tecidos), em Nova Iorque, no ano de 1911.  

As operárias dessa fábrica fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários, jornada de trabalho justa e o voto feminino. A fábrica negou as reivindicações, o que era comum na época, elas foram então trancadas na fábrica, que em seguida foi incendiada.  Dos 600 funcionários que trabalhavam no momento, 146 pessoas morreram, sendo 23 homens e 129 mulheres.  

Por essa tragédia e em nome das mulheres que morreram nesse incêndio, o dia 8 de Março foi então definido como o Dia Internacional da Mulher, mas vale ressaltar que essa data só foi realmente oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1975.

Hoje, dia 8 de Março de 2023, nós mulheres, ainda precisamos lutar por nosso espaço e por igualdade de direitos, mas ao longo desses anos, muita coisa mudou e isso só vem nos provar que, 

NENHUMA LUTA É EM VÃO, LUTAR PELO  QUE É CORRETO E JUSTO, SEMPRE VALE A PENA!

FELIZ DIA DAS MULHERES !

(BVieira)